quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quando nos revelamos...

Quase todo sábado vamos a um restaurante, na verdade uma rotisseria italiana em pinheiros - São Paulo, de propriedade de queridas senhorinhas típicas italianas, até no humor.... humor calabrês rs... para bom entendedor, essa palavra basta.
O lugar é bem pequeno, mas a comida é literalmente extraordinária.

De uns tempos para cá comecei a observar e refletir sobre as reações das pessoas (me incluindo) em algumas tensões da vida. Algumas delas são:

Fome, pressa e falta de dinheiro:

È incrível que quando chegamos na fila para o almoço nas "Velhinhas", nome carinhoso que chamamos a Biondella http://www.biondella.com.br/ já percebo o desespero geral para sentar e comer. E agora que estou grávida de 8 meses, a revelação em relação a FOME torna-se mais clara.
Simplesmente ignoram meu estágio. Mesmo sem ter um local adequado para eu sentar enquanto espero, ninguém, absolutamente ninguém, oferece seu lugar para eu "passar na frente".
E quando isso acontece, vejo pessoas reclamando. Na fila para pegar o ante-pasto fingem que eu não existo. Por que? A FOME, A PRESSA. Isso cega as pessoas e as fazem passar por cima de uma coisa muito básica: EDUCAÇÃO!






A falta de dinheiro também revela as pessoas. No INSS pessoas com mais de 80 anos enfrentam filas com pessoas de 30. Esses dias estava eu lá, quando pedi com educação para o primeiro da fila deixar uma senhora com plena dificuldade de locomoção passar a sua frente, e infelizmente esse senhor reagiu grosseiramente, e não deixou ninguém passar. Claramente esse senhor estava desesperado para receber algo do INSS. As conseqüências da falta de dinheiro e desespero revela o pior em nós.

Mas será que são só nesses casos? Claro que não.
Situações de escândalo, vergonha e acusações também podem revelar amigos que não são amigos, companheiros que fogem e não assumem sua lealdade. Tudo se revela....

Conviver com pessoas só em ocasiões gostosas, sem a preocupação de fome, pressa e dinheiro é prazeroso e cômodo. Assim todos são lindos, maravilhosos.

Na dificuldade, na adversidade, no convívio diário, nós nos revelamos.

Ah lembrei de outra: Pessoas com muito dinheiro ou da alta classe social esperando em fila de restaurante ou algum evento : você já viu? È chocante o que se vê.... preste atenção nas revelações e "carteiradas". Não quero generalizar, pois o mais delicioso é a revelação "ao contrário" de  pessoas com boa educação  e que definitivamente não está ligado ao dinheiro.

Quando infelizmente alguém da família adoece, ou aquele avô ou avó envelhece e não tem mais condições em viver sozinho.... Ah! quantas revelações bombásticas aparecem no seio familiar....


Àqueles que em meio a todos os problemas se revelam educados, cavalheiros, amigos, companheiros fiéis, tiro o meu chapéu: Pois isso é difícil, raro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:

Email: