terça-feira, 20 de setembro de 2011

Devocional - Um raro perfume

"De vez em quando a gente sente um cheiro leve de alguma coisa que desperta toda uma cadeia de lembranças. Entrei em um banheiro alguns momentos atrás e os traços do cheiro de um perfume que permaneciam no ar me fizeram lembrar do sabonete Lifebuoy - o original cor-de-laranja com cantos hexagonais que enfeitava as velhas pias das cozinhas das fazendas. Todos os que atravessaram os caminhos com um sabonete Lifeuoy na mão vinha se sentindo mais limpos, e perfumados também.
Numa determinada época, parecia que toda a população rural era um cartaz ambulante. Subitamente os magnatas dos sabonetes mudaram os perfumes, e tivemos de pagar por formas mais sofisticadas mas menos eficientes de fazer propaganda.
O tônico capilar pareceu durar um pouco mais, apesar de ter cheiro de gordura de galinha perfumada, rançosa ainda por cima. Quando os ventos da primavera chegaram, muitos rapazes com os cabelos alisados e brilhantes foram namorar suas garotas que rapidamente encresparam os cabelos com uma permanente caseira, cujos resquícios, quando expostos ao calor do sol, cheiravam levemente a gambá.
O que eu acho peculiar é que essas pessoas parecem interpretar os cheiros de maneira diferente. O que é perfume para um é mau cheiro para outro. (Meu marido) detesta encostar em folhas gerânios, ao passo que eu acho que o perfume deles é bastante revigorante.
O apóstolo Paulo nos faz lembrar que nós, como crentes, representamos o "aroma" (bom perfume) de Cristo. Mas nem todos vão interpretar o nosso comportamento como sendo assim tão doce ( e às vezes por motivos válidos!), nem vão se agradar de nossa presença se isso significar embaraço para eles em uma situação nada confortável.
Deveríamos nos lembrar de que são raros os perfumes com uma atração sutil, e um toque atrás de cada orelha é tudo que se faz necessário. Mas em vez de gentilmente atrair as pessoas a Cristo, alguns cristãos acham que devem "vir com tudo". Assustados com uma confrontação assim tão atrevida com o evangelho, os incrédulos acabam achando-o repulsivo.
Exatamente como usamos o perfume com discrição, devemos usar o discernimento quando nos aproximamos das pessoas para falar de salvação. É reconfortante saber que até mesmo um esforço assim humilde como uma vida diariamente entregue a Cristo deixa resquícios permanentes de testemunho por onde passamos, e "por nosso intermédio exalamos em todo lugar a fragrância do seu conhecimento"


"Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento" 2 Co 2:14


"Porque para Deus somos arama de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo" 2 Co 2:15  


Texto: Alma Barkman;
Alma reside há muito tempo em Manitoba, no Canadá. Ela é formada pelo Moddy Bible Institue e é dona-de-cada e mãe de quatro filhos. Alma escreveu uma divertida seção de jornal  "The Alma Knack" ( O jeitinho de Alma), e diversos livros que receberam prêmios, inclusive Days Remembered, Time to treasure e Light reflections.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:

Email: