sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Valor própio original

"Adão e Eva perderam o senso e claro a sua própria identidade. Aquele retrato de si mesmos que eles viam refletido no olhos cheios de amor daquele que os desenhou ficou manchado e distorcido quando se rebelaram contra ele. Subitamente ficaram envergonhados dos corpos que sentiam serem tão bons. Subitamente puseram-se à procura de folhas de figueira e de um bom lugar para se esconder.
Muitos de nós carregamos em nós o destrutivo desfecho da escolha errada feita no Éden. Encontramos as nossas imagens nos olhos de outras pessoas imperfeitas  (pais, colegas, professores, etc..)e desenvolvemos um sentimento defeituoso de nós mesmos.
Um senso doentio e irreal do eu pode tornar nossas vidas miseráveis e até mesmo arruinar nossa saúde. Já conheci mais de um adolescente anoréxico que tentou obstinadamente passar fome porque olhava para seu corpo magro e o achava gordo.
Tenho outra bela amiga que já ganhou importantes concursos de beleza,mas vê seus defeitos mais claramente do que seus pontos fortes.
Nossa perda de identidade geralmente é mais profunda do que nossa aparência. Tentamos adquirir um senso de significado em muitas áreas também: nosso trabalho, nossas realizações, nossa conta bancária, nossa posição social, nossos "contatos". Adão e Eva no jardim não precisaram dessas coisas para provar seu valor. Mas nossa cultura caótica nos faz correr em círculos, tentando encontrar nosso valor nas coisas que fazemos.
No ano em que trabalhei na indústria da propaganda, vi de perto que as fortunas são feitas e o impérios construídos sobre as frágeis auto-imagens dos consumidores em perspectiva.Cada item de propaganda que eu escrevia destinava-se a convencer os compradores de que este carro, a compra naquela loja ou jantar nesse restaurante finalmente os faria sentir-se completos, felizes e realizados - assim, com uma simples compra eles poderiam num golpe de mágica possuir autoconfiança de que sentiam falta.


Mas a verdade é que nenhuma quantia de dinheiro pode nos trazer de volta aquele sentimento real e equilibrado de valor próprio que ficou lá no Éden. Ele pode ser encontrado apenas onde Adão e Eva o encontravam, nos olhos daquele que nos criou."










Autora: Claire Cloninger - Alabama -  EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:

Email: